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E-mail marketing: afinal, é uma prática ultrapassada?

e-mail marketing

Com o advento das redes sociais, algumas empresas e empreendedores acabam por deixar de lado uma antiga ferramenta, o e-mail marketing.

Porém, engana-se quem acredita que a ferramenta está obsoleta. O e-mail marketing é muito importante na construção do relacionamento com o cliente e deve estar presente em qualquer planejamento de comunicação.

E-mail marketing ou redes sociais: qual a melhor opção?

Não há resposta unânime para essa pergunta. Cada empresa possui metas distintas e o uso conjunto e inteligente dessas plataformas é que vai garantir melhores resultados.

O planejamento e a escolha dos meios de comunicação devem levar em conta os interesses do público e em quais canais eles estão presentes.

O ideal é utilizá-las de forma integrada, com base em pesquisas e com foco nos objetivos.

Benefícios do e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é um meio importante de conquistar e encantar clientes. Mantendo um fluxo adequado de envio e criando conteúdo interessante, a ferramenta pode ser decisiva no processo de compra.

Conheça agora 4 benefícios do e-mail marketing.

1.      E-mail é muito abrangente

Cerca de 3,2 bilhões de pessoas no mundo têm acesso à internet. Desse total, 92% têm pelo menos uma conta de e-mail e 76% checam sua caixa de entrada todos os dias.

Isso significa que adotar o e-mail marketing na estratégia da sua marca é uma forma eficiente de atingir uma boa parcela do público.

2.      É possível segmentar o público e personalizar as mensagens

Com uso de ferramentas específicas é possível segmentar o público que vai receber as mensagens. Dá para criar listas variadas com base em localização, interesses, gênero e outras opções.

Analisando o comportamento do público em relação às mensagens enviadas, a marca começa a entender os assuntos mais relevantes e que tipos de produto mais interessam. Assim, dá para criar promoções especiais com um produto específico para datas festivas, por exemplo.

3.      Possibilidade de usar diferentes formatos

Ao criar suas campanhas de e-mail marketing você poderá usar texto, imagens, links e botões. Mas o mais importante é que você consiga transmitir a mensagem de maneira correta.

Cada mensagem pode ser personalizada ao máximo, visando atingir o cliente com o formato que mais lhe atrai e diversificando o conteúdo.

4.      ROI pode ser bastante atrativo

Graças à segmentação do público, a taxa de conversão (percentual de clientes que concluem algum objetivo da marca, como a compra de um produto ou o download de algum aplicativo) costuma ser maior do que a de outros canais.

Sem a necessidade de investir em anúncios pagos e impressão de arquivos em gráficas, os custos também são menores, assim, o ROI pode ser mais interessante.

O ROI, sigla em inglês para Retorno Sobre Investimento, calcula quanto a empresa está lucrando sobre cada real investido com divulgação.

Confira algumas dicas incríveis para arrasar no envio de e-mail marketing

Agora que você já sabe a importância de continuar utilizando o e-mail marketing na estratégia de divulgação da sua marca, chegou a hora de ver algumas dicas para enviar mensagens de sucesso e encantar cada vez mais o seu público em potencial.

Envie mensagens apenas para e-mails cadastrados

A proposta da comunicação na internet é manter o interesse do público e enviar apenas conteúdo relevante. Comprar listas de e-mail e enviar mensagens para pessoas que não iniciaram essa interação vai justamente na contramão desse conceito e pode ser um tiro no pé.

Além de não ser assertivo em sua comunicação, seus disparos perdem autoridade e são cada vez menos entregues se forem taxados como Spam, e a chance de isso acontecer é bem alta.

Ao manter contato somente com pessoas interessadas a empresa constrói uma boa relação com o público, além de manter investimento em pessoas que estão potencialmente mais propensas na sua solução (ela é quem fez o cadastro no seu site, lembra?).

Crie títulos chamativos

A possibilidade de abrir um e-mail é bem maior quando o título é interessante. Pense em chamadas atrativas e que gerem a curiosidade do usuário. Nada de títulos padrões e chatos.

Faça uso do design responsivo

Cada vez mais as pessoas estão substituindo os computadores pelos dispositivos móveis. Somente no brasil, 58% da população já se conecta à web pelo celular.

Crie e-mails com design adaptável e que tenha boa leitura em qualquer tamanho de tela. Assim, você terá um público mais cativo.

Mescle o tipo de conteúdo

Os estudos mais recentes de marketing digital afirmam que 80% do conteúdo produzido na internet não deve ser de venda, mas de atração. Ao planejar o calendário de mensagens, diversifique o conteúdo, mesclando mensagens promocionais àquelas que sejam educativas e informativas.

Monitore o comportamento do público

É quase impossível bater o martelo sobre qual a melhor frequência de envio de e-mails ou quais os melhores assuntos a serem abordados. No marketing digital, além de um bom planejamento, é muito importante monitorar os resultados.

Acompanha a taxa de abertura de e-mails, quais horários funcionaram melhor e o que gerou mais engajamento. Isso varia de uma empresa para outra e especialistas podem ajudar seu negócio a identificar esse cenário.

Conheça os melhores programas para otimizar sua estratégia de e-mail marketing

Para segmentar o público, automatizar o envio e monitor o comportamento dos usuários que receberão as mensagens, existem várias ferramentas online para a gestão de e-mail marketing.

Mailchimp

Com interface simples e uso bastante intuitivo, o Mailchimp é uma ferramenta fácil de usar, gerenciando várias listas de contato e com a possibilidade de integrar os disparos à sua loja virtual. Na versão gratuita suporta até 2 mil contatos.

Prós: gratuito até 2 mil contatos.

Contras: não há interface em português, após 2 mil contatos os valores podem ficar maiores que em outras plataformas.

RD Station

O RD Station automatiza toda a comunicação, não apenas o e-mail marketing. O plano mínimo de contratação é de 12 meses e as versões variam de acordo com a necessidade. A plataforma é focada em vendas, com funcionalidades para redes sociais, sites de busca e planejamento.

Prós: ferramenta completa para automação de disparos, suporte dedicado em português.

Contras: alto investimento para contratação da plataforma.

Sendgrid

Uma das mais conhecidas plataformas de disparos de e-mail. Possui planos variados para diversos perfis de empresas e fluxos de disparos.

Prós: valores em conta, suporte para disparo de e-mails transacionais.

Contras: interface em inglês, cobra em dólar.

A Sê é uma agência de comunicação em BH e pode ajudar sua empresa a desenvolver o melhor planejamento de marketing e fazer o uso mais adequado do e-mail marketing. Entre em contato e conheça as nossas soluções.