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Ainda vale a pena investir em redes sociais?

investir em redes sociais

Antes que você possa ter qualquer dúvida se ainda vale a pena investir em redes sociais, a resposta é SIM!

As plataformas digitais viraram um dos principais meios de compartilhar dados sobre produtos e se relacionar com empresas. Mas você sabe por que investir em redes sociais é tão importante para seu negócio?

Veja 7 razões de por que investir em redes sociais

Redes sociais são grupos que se formam a partir de interesses em comum, criando estruturas próprias.

Com o advento da internet e das plataformas online, esses grupos passaram a se formar em sites específicos, como Facebook, Instagram e Twitter – as chamadas mídias sociais, fazendo essas conexões de tornarem globais.

No uso popular, os termos mídias sociais e redes sociais se tornaram sinônimos e estão ajudando a encurtar distâncias e a manter contato com pessoas do mundo todo.

Para as empresas, esses canais viraram um celeiro de informações sobre consumidores e uma oportunidade de se aproximar dos clientes.

Confira agora 7 razões de por que investir em redes sociais.

1 – Esteja onde o público está

Mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados às redes sociais, passando, em média, 5 horas por dia nesses sites. E mais: o Brasil é o país que mais acessa esse tipo de página.

A tecnologia está ganhando um espaço cada vez mais importante na vida das pessoas e hoje já é muito difícil separar o universo virtual do off-line. Você até se lembra de, há alguns anos, dizer que “iria entrar na internet”, uma fala que caiu no esquecimento, pois hoje estamos conectados 24 horas por dia.

E se o público passa tanto tempo compartilhando, curtindo e visualizando essas publicações, essa já é uma boa razão de por que estar nas redes sociais. Afinal, se alguém usar o Twitter, por exemplo, para falar a sua empresa, é bem mais fácil monitorar se você participa da rede. Fora dela, você nem ficaria sabendo.

2 – Bom custo-benefício

Enquanto investir em canais tradicionais, como TV e jornais de grande circulação, tem um valor maior, divulgar seu negócio online tem um custo-benefício relativamente mais interessante.

Com uma boa estratégia e criação de posts relevantes, você atrai o público para a sua página com um orçamento mais baixo e garante bons resultados, como aumento do tráfego no seu site e incremento nas vendas.

3 – Mais possibilidade de formatos

Diferente da TV que só permite audiovisual ou das revistas, que veiculam apenas imagens, nas redes sociais é possível inovar e trabalhar variados formatos, atraindo o público com ações complementares.

Cada plataforma tem suas regras, mas dá para criar artes incríveis, GIFs animados, vídeos, podcasts e muito mais.

4 – Comunicação aberta com o consumidor

Outra explicação de por que investir nas redes sociais. Nelas não há espaço para a comunicação de mão única. Aqui, a empresa fala, mas também escuta.

Há espaço para todos e a marca consegue humanizar sua imagem, mantendo um contato mais direto com o consumidor, que passa a se sentir mais íntimo.

É um excelente meio de ouvir o que seu consumidor quer e aproveitar para melhorar toda a gestão do negócio, entregando soluções mais atrativas e adequadas às necessidades dos clientes.

5 – Oportunidade de avaliar hábitos de consumo

As redes sociais oferecem informações valiosas sobre hábitos de consumo, graças às ferramentas de check-in, localização em fotos, avaliação de estabelecimentos e outros.

E monitorando o tipo de dúvidas que o cliente deixa na sua página ou posta sobre sua marca, é possível avaliar como o público está recebendo o seu produto e como você pode melhorar sua inserção no mercado.

6 – Analise a imagem do concorrente

Além de obter informações sobre sua própria marca, é possível avaliar a imagem do seu concorrente nas redes sociais, analisando a estratégia utilizada e o que tem funcionado melhor.

É claro que cada empresa funciona de um jeito, mas o monitoramento da concorrência é uma forma de obter um panorama geral do mercado e ver o que o público está demandando. Pode resultar em bons insights.

7 – Crie defensores da marca

Criando um bom planejamento de comunicação e desenvolvendo ações de qualidade, as redes sociais podem transformar a sua marca em uma referência de mercado, ganhando mais seguidores, leads e até defensores – aqueles clientes que não apenas compram, mas divulgam seus serviços e advogam em seu nome para toda a rede de contatos.

Os defensores são excelentes para gerar mais engajamento e conferir credibilidade e autoridade para seu negócio. Afinal, quando a gente fala de si próprio, o outro tende a duvidar, mas quando a indicação vem do cliente, o público em potencial tende a confiar mais na informação.

Invista nas redes sociais da forma adequada

De nada adianta estar nas redes sociais apenas “porque todo mundo está”. A presença nos canais digitais deve ser ativa, caso contrário, pode trazer resultados negativos. Imagine um cliente mandando uma mensagem e nunca sendo respondido? Nada bom, não é mesmo?

Dessa forma, é importante estar atento em alguns critérios antes de criar o perfil ou página da sua marca em uma dessas redes.

Planejamento e pesquisa

Antes de ingressar nas mídias sociais, faça uma pesquisa sobre o que funciona melhor. Identifique seu perfil de público e veja onde ele está. Um bom planejamento ajuda a trazer melhores resultados com a estratégia online.

Monitore as interações e resultados

Invista em profissionais ou empresas de monitoramento. É importante acompanhar os dados das redes sociais. Além de analisar a satisfação do cliente e pensar no tipo de resposta para cada um, essas informações são fonte de melhoria para o negócio.

Posts patrocinados

O alcance orgânico – aquele que acontece espontaneamente – vem caindo drasticamente. Para atrair mais usuários para a sua página, invista em posts patrocinados. Dá para definir faixa etária, gênero, interesses, região, profissão e atingir as pessoas certas com suas postagens.

Influenciadores digitais

As celebridades da internet, os chamados influenciadores digitais, estão funcionando bem nas ações de divulgação da marca. Como o mercado de consumo está se pautando em nichos, trabalhar com influenciadores relevantes com públicos específicos é uma maneira inteligente de transmitir sua mensagem e anunciar com o público certo.

Saiba o que funciona para seu negócio

Como já foi dito, é preciso pesquisar onde seu público está. Mas, além disso, sua empresa precisa entender o que funciona para cada tipo de negócio. O Twitter, por exemplo, funciona como uma boa plataforma de SAC. Já o Instagram é ideal para quem trabalha om venda direta de produtos.

No caso de organizações B2B (Business to business – empresas que prestam serviço para outras empresas), os blogs informativos e explicativos são uma ótima solução.

O mais importante é ter foco no seu público e entender o que ele precisa, criando conteúdo interessante e atingindo-o no momento certo.

Esteja preparado para investir

Administrar os perfis de redes sociais possui custo. Esteja preparado para investir boa parte do seu tempo ou contratar um ou mais funcionários para a função.

O investimento também se faz necessário para contratação de ferramentas de automação. Com elas é possível deixar o processo de gestão centralizado e organizado, além de fornecerem poderosos relatórios que irão te ajudar muito no momento de medir os resultados.

Terceirize o projeto

Se você acha que possui tempo, feeling e gás o suficiente para tocar suas próprias redes sociais, sugerimos que vá em frente, afinal estamos na era do faça você mesmo. Caso contrário, atribuir a gerência das suas redes sociais a uma empresa especializada no assunto poderá te fazer dar um salto grande em seus negócios, além de ser uma boa forma de economia, seja de tempo ou de gasto com funcionários e/ou ferramentas.

A Sê é uma agência de comunicação em BH para quem busca soluções em comunicação e marketing. Visite o site e saiba mais.