Com o advento das redes sociais, algumas empresas e empreendedores acabam por deixar de lado uma antiga ferramenta, o e-mail marketing.
Porém, engana-se quem acredita que a ferramenta está obsoleta. O e-mail marketing é muito importante na construção do relacionamento com o cliente e deve estar presente em qualquer planejamento de comunicação.
Não há resposta unânime para essa pergunta. Cada empresa possui metas distintas e o uso conjunto e inteligente dessas plataformas é que vai garantir melhores resultados.
O planejamento e a escolha dos meios de comunicação devem levar em conta os interesses do público e em quais canais eles estão presentes.
O ideal é utilizá-las de forma integrada, com base em pesquisas e com foco nos objetivos.
O e-mail marketing ainda é um meio importante de conquistar e encantar clientes. Mantendo um fluxo adequado de envio e criando conteúdo interessante, a ferramenta pode ser decisiva no processo de compra.
Conheça agora 4 benefícios do e-mail marketing.
Cerca de 3,2 bilhões de pessoas no mundo têm acesso à internet. Desse total, 92% têm pelo menos uma conta de e-mail e 76% checam sua caixa de entrada todos os dias.
Isso significa que adotar o e-mail marketing na estratégia da sua marca é uma forma eficiente de atingir uma boa parcela do público.
Com uso de ferramentas específicas é possível segmentar o público que vai receber as mensagens. Dá para criar listas variadas com base em localização, interesses, gênero e outras opções.
Analisando o comportamento do público em relação às mensagens enviadas, a marca começa a entender os assuntos mais relevantes e que tipos de produto mais interessam. Assim, dá para criar promoções especiais com um produto específico para datas festivas, por exemplo.
Ao criar suas campanhas de e-mail marketing você poderá usar texto, imagens, links e botões. Mas o mais importante é que você consiga transmitir a mensagem de maneira correta.
Cada mensagem pode ser personalizada ao máximo, visando atingir o cliente com o formato que mais lhe atrai e diversificando o conteúdo.
Graças à segmentação do público, a taxa de conversão (percentual de clientes que concluem algum objetivo da marca, como a compra de um produto ou o download de algum aplicativo) costuma ser maior do que a de outros canais.
Sem a necessidade de investir em anúncios pagos e impressão de arquivos em gráficas, os custos também são menores, assim, o ROI pode ser mais interessante.
O ROI, sigla em inglês para Retorno Sobre Investimento, calcula quanto a empresa está lucrando sobre cada real investido com divulgação.
Agora que você já sabe a importância de continuar utilizando o e-mail marketing na estratégia de divulgação da sua marca, chegou a hora de ver algumas dicas para enviar mensagens de sucesso e encantar cada vez mais o seu público em potencial.
A proposta da comunicação na internet é manter o interesse do público e enviar apenas conteúdo relevante. Comprar listas de e-mail e enviar mensagens para pessoas que não iniciaram essa interação vai justamente na contramão desse conceito e pode ser um tiro no pé.
Além de não ser assertivo em sua comunicação, seus disparos perdem autoridade e são cada vez menos entregues se forem taxados como Spam, e a chance de isso acontecer é bem alta.
Ao manter contato somente com pessoas interessadas a empresa constrói uma boa relação com o público, além de manter investimento em pessoas que estão potencialmente mais propensas na sua solução (ela é quem fez o cadastro no seu site, lembra?).
A possibilidade de abrir um e-mail é bem maior quando o título é interessante. Pense em chamadas atrativas e que gerem a curiosidade do usuário. Nada de títulos padrões e chatos.
Cada vez mais as pessoas estão substituindo os computadores pelos dispositivos móveis. Somente no brasil, 58% da população já se conecta à web pelo celular.
Crie e-mails com design adaptável e que tenha boa leitura em qualquer tamanho de tela. Assim, você terá um público mais cativo.
Os estudos mais recentes de marketing digital afirmam que 80% do conteúdo produzido na internet não deve ser de venda, mas de atração. Ao planejar o calendário de mensagens, diversifique o conteúdo, mesclando mensagens promocionais àquelas que sejam educativas e informativas.
É quase impossível bater o martelo sobre qual a melhor frequência de envio de e-mails ou quais os melhores assuntos a serem abordados. No marketing digital, além de um bom planejamento, é muito importante monitorar os resultados.
Acompanha a taxa de abertura de e-mails, quais horários funcionaram melhor e o que gerou mais engajamento. Isso varia de uma empresa para outra e especialistas podem ajudar seu negócio a identificar esse cenário.
Para segmentar o público, automatizar o envio e monitor o comportamento dos usuários que receberão as mensagens, existem várias ferramentas online para a gestão de e-mail marketing.
Com interface simples e uso bastante intuitivo, o Mailchimp é uma ferramenta fácil de usar, gerenciando várias listas de contato e com a possibilidade de integrar os disparos à sua loja virtual. Na versão gratuita suporta até 2 mil contatos.
Prós: gratuito até 2 mil contatos.
Contras: não há interface em português, após 2 mil contatos os valores podem ficar maiores que em outras plataformas.
O RD Station automatiza toda a comunicação, não apenas o e-mail marketing. O plano mínimo de contratação é de 12 meses e as versões variam de acordo com a necessidade. A plataforma é focada em vendas, com funcionalidades para redes sociais, sites de busca e planejamento.
Prós: ferramenta completa para automação de disparos, suporte dedicado em português.
Contras: alto investimento para contratação da plataforma.
Uma das mais conhecidas plataformas de disparos de e-mail. Possui planos variados para diversos perfis de empresas e fluxos de disparos.
Prós: valores em conta, suporte para disparo de e-mails transacionais.
Contras: interface em inglês, cobra em dólar.
A Sê é uma agência de comunicação em BH e pode ajudar sua empresa a desenvolver o melhor planejamento de marketing e fazer o uso mais adequado do e-mail marketing. Entre em contato e conheça as nossas soluções.