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Por que investir em marketing digital? Confira 7 ótimos motivos

marketing digital

Mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados e passam, em média, 5 horas por dia navegando na internet. Com tanta gente online e a mudança de hábitos em relação ao consumo de produtos e serviços, investir em marketing digital tornou-se mais que uma opção, mas uma necessidade.

Uma marca precisa ter presença forte onde o seu público está. E os números mostram que o universo digital é um caminho sem volta: cada vez mais pessoas utilizam sites ou aplicativos para fazerem pesquisas sobre alguma empresa ou buscar referências antes de fazer uma compra.

O que é marketing digital?

O marketing digital nasceu junto à internet, mas foi somente após os anos 1990, quando os computadores passaram a fazer parte dos lares em todo o mundo que ganhou força e começou a revolucionar a forma como as empresas se apresentam e vendem seus produtos e serviços.

Podemos chamar de marketing digital as estratégias desenvolvidas pelas empresas em canais online com o objetivo de atrair novos clientes, estreitar o relacionamento com o público e converter vendas.

Entram nesse modelo de marketing canais e técnicas como os blogs, otimização para ferramentas de busca (que leva o nome de SEO) e os cliques patrocinados (aqueles anúncios que aparecem no topo da página), anúncio em sites, e-mail marketing, e, claro, as redes sociais.

Veja por que investir em marketing digital

Certamente a sua marca quer acompanhar as tendências de comunicação e criar diferenciais em relação aos concorrentes, não é mesmo? Veja agora 7 motivos para investir em marketing digital e colocar sua marca no topo de preferência entre os consumidores.

1 – O marketing digital cabe no orçamento de todas as empresas

Os canais tradicionais de comunicação – TV, jornais ou emissoras de rádio – ainda são muito fortes e devem continuar fazendo parte do planejamento de muitas marcas. Porém, anunciar em um veículo de grande porte custa dinheiro e nem todas as empresas conseguem fazer isso.

Na internet, independentemente do tamanho do seu negócio, é possível encontrar a estratégia mais adequada aos seus objetivos e que caiba dentro do orçamento disponível.

Com o SEO, por exemplo, você pode ficar melhor posicionado em sites de busca e trazer mais visitantes para seu site, de forma orgânica.

2 – A presença digital aumenta o alcance da marca

Como já dissemos, as marcas devem estar no mesmo lugar que o público. Hoje, a internet é uma parte importante da rotina das pessoas, que ficam o tempo todo conectadas.

Ao investir em marketing digital, sua marca será vista mais vezes, alcançando um público potencial bem maior e sendo lembrada quando houver a demanda da sua oferta.

3 – 73% dos usuários fazem pesquisa na internet antes de fechar a compra

Uma pesquisa da Kantar Ibope Media constatou que 73% dos usuários se informam sobre produtos e serviços antes de fazer a compra. Para a maioria deles, os canais online oferecem dados que não são encontrados em mais nenhum lugar e isso faz toda a diferença.

Agora imagine o cenário: alguém se interessa pela sua marca, mas não há qualquer tipo de informação ou dados atualizados para orientar esse visitante. É mais provável que ele busque outra empresa do que outra forma de pesquisar sobre sua oferta.

4 – O marketing digital facilita a segmentação do público

Segmentar o público é mais fácil nos canais online e, mais do que isso, uma necessidade do marketing digital. Na internet, você decide horário, perfil, sexo, região e interesses do público que quer atingir e isso pode mudar de uma campanha para outra.

E isso funciona para empresas B2B (business to business – empresas que prestam serviço para outras empresas) e B2C (business to consumer – venda para consumo), otimizando resultados ao atingir pessoas certas na hora certa.

5 – Eduque seu público e torne-se uma referência de mercado

A estratégia de marketing digital vai além da simples divulgação de ofertas. O público que está na internet exige conteúdo mais especializado e que seja relevante para ele naquele momento.

O ideal é criar conteúdo que edeque/oriente sobre determinado assunto ou mesmo ensine a importância do seu produto, como e por que ele deve ser usado.

Assim, ao pesquisar referências o consumidor dará preferência a quem detém mais conhecimento e é uma referência naquela área.

6 – A veiculação online disponibiliza ferramentas para mensurar o retorno dos seus investimentos

A mensuração de dados na internet, embora não seja uma tarefa tão simples, é mais fácil do que em veículos tradicionais. É quase impossível contabilizar quantas pessoas viram sua propaganda no outdoor da cidade, mas dá para contar quantas acessaram o site e qual percentual resultou em novos negócios.

O ROI, sigla em inglês para retorno sobre investimento, é uma parte importante no planejamento do marketing digital e especifica quanto cada real investido está gerando de resultado para a sua empresa.

Vale lembrar que o marketing não é o único responsável pelo sucesso dos negócios, mas agora é possível acompanhar o que está funcionando melhor e mensurar dados completos sobre sua página, criando oportunidades de melhoria.

7 – O marketing digital não é apenas uma ferramenta de divulgação, mas um orientador do seu negócio

O livro “Monitoramento e métricas de mídias sociais: do estagiário ao CEO” aponta três níveis de maturidade de uma marca na internet.

No primeiro, embora compreendam as mídias sociais como uma necessidade básica de qualquer empresa no século XXI, elas ainda enxergam um ponto de contato com o cliente, trazendo a divulgação de outros canais para a plataforma digital, sem levar em conta as especificidades do meio.

No nível dois, as empresas usam a internet e o marketing digital como um espaço de relacionamento com o público. Por meio dos diferentes canais, a marca passa a analisar e compreender melhor o comportamento do consumidor propondo uma conversa com o cliente, em uma relação mais humanizada.

Por fim, no nível 3, o marketing digital é potencializado ao máximo. O site e outros canais da empresa na internet são vistos como orientadores dos negócios e todas as informações mensuradas são usadas para melhorar o produto e fazer essa inovação chegar ao cliente.

Aqui, o foco está 100% no consumidor e busca aperfeiçoar processos em todos os departamentos, ampliando resultados e fortalecendo a marca.

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